Trombose

Preste atenção aos principais sintomas que são dores e inchaços, queimações e alterações na cor da pele das pernas.

O que é trombose? É a formação de coágulos em locais da pele que não sofreram lesões com sangramentos. Quando nos cortamos, o sangue escorre pelo ferimento e depois de um tempo para, isso acontece naturalmente porque o nosso corpo tem um sistema de coagulação que faz com que as plaquetas se agrupem no local do ferimento, formando um trombo que bloqueia o sangramento. Após um tempo a barreira se dissolve e a circulação volta ao normal.

A trombose acontece quando a pessoa apresenta um distúrbio de hamostasia formando trombos (os coágulos) em locais onde não houve trauma ou sangramento. Em geral, esses coágulos se formam nas pernas, e existem fatores de alto risco que podem influenciar em sua formação, como a predisposição genética, pessoas com idade mais avançadas; colesterol elevado; obesidade; uso de anticoncepcionais; sedentarismo; consumo exagerado de álcool e cigarros; cirurgias e longas internações em hospitais.

Os sintomas são bem aparentes e surgem assim que o distúrbio se inicia, com dores, inchaços, e elevação da temperatura das pernas. Os membros inferiores também começam a apresentar uma coloração avermelhada escura ou arroxeada, e a pele se endurece.

Trombose Venosa

As veias são vasos do sistema circulatório do corpo, e as artérias levam o sangue oxigenado para todos os órgãos. Um coágulo sanguíneo é a transformação do sangue de líquido para sólido, formando assim os trombos.

A trombose venosa é a formação de coágulos (trombos) dentro das veias de uma pessoa, que impedem a passagem e o fluxo natural do sangue por aquele vaso. A trombose Venosa Profunda (TVP) acontece quando o coágulo é encontrado nas veias profundas das pernas, geralmente nas panturrilhas, mas também pode se instalar nas coxas e em alguns casos até nos membros superiores.

Quando este coágulo se desprende ele provoca complicações a curto e a longo prazo para a saúde, pois pode deslocar-se até o pulmão e obstruir artérias, causando uma embolia pulmonar. Ou uma insuficiência venosa crônica (síndrome pós-flebítica) que destrói as válvulas do interior das veias que são encarregadas de levar o sangue venoso de volta para o coração.

Trombose Arterial

A trombose arterial ocorre quando a circulação arterial é parcialmente obstruída pelo crescimento das placas de aterosclerose, que resultam em infarto de miocárdio, acidentes vasculares encefálicos (derrames), e doença crônica arterial obstrutiva.

Pessoas propensas a ter trombose arterial são as hipertensas, fumantes, com histórico de diabetes, colesterol e triglicérides altos. O estresse e a obesidade também são fatores de risco.

Tratamentos

Com auxílio de medicação controlada e tratamento adequado é possível reduzir a viscosidade do sangue e dissolver os coágulos. Por isso é importante procurar um médico especialista assim que os sintomas começarem.

Trombose na gravidez

Apesar de não ser comum, grávidas com predisposição genética podem sofrer complicações durante a gestação, pois a trombose pode levar ao comprometimento da placenta ou a um quadro respiratório grave.

Recomendações para evitar trombose

> Ao sentir formigamentos, dores, inchaços ou notar uma coloração estranha nas pernas, procure imediatamente um médico para ter um diagnóstico preciso e já tomar as medidas preventivas.

> Pare de fumar.

> Consuma bebidas alcoólicas com moderação.

> Faça exercícios físicos, como pequenas caminhadas. Uma dica é trocar os elevadores por subir e descer de escada.

> Use meias elásticas e massageie as panturrilhas com movimentos pressionando de baixo para cima.

> Não se automedique! É importante procurar por assistência médica.

> Tome bastante água.

> Tenha hábitos alimentares saudáveis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário